domingo, 26 de abril de 2009

U Nedogled


Disse que o Darkwood Dub voltaria a ser tema deste blog, mas não tinha ideia do quão rápido seria. Acontece que U Nedogled, segundo álbum do grupo lançado em 1996, é uma joia dos Bálcãs, além de ser um dos discos mais esquizofrênicos da História: tem punk rock, rap, raggae, dub, acid jazz...

Talvez essa profusão de estilos tenha sido simplesmente uma escolha estética dos caras, mas eu tenho uma teoria diferente: o underground de Belgrado era formado por um pequeno grupo de jovens interessados em tudo o que viesse do mundo ocidental e pudesse ser rotulado como "alternativo". Enquanto na Europa capitalista e nos EUA os jovens se dividiam em tribos que gostavam de um ou outro gênero musical específico, os jovens do underground de Belgrado ouviam Sonic Youth e Public Enemy e The Clash e Prodigy e Lee Scratch Perry - isso tanto durante a União Soviética como durante o governo ultranacionalista de Milosevic. A programação eclética da rádio B92 (que só se recusava a transmitir babas pop) é um bom exemplo dessa cultura multimusical de Belgrado que gerou o Darkwood Dub.

Mas, para tocar vários gêneros musicais não é preciso apenas ouvi-los: também é necessário dominá-los. E é aí que o DD realmente impressiona, pois tudo o que eles fazem, fazem bem. Os guitarristas me deixaram especialmente de queixo caído: vão do fraseado meio fusion/coll jazz de "Sudar" até o riff heavy metal que aparece na metade de "Babalu". O domínio dos efeitos (especialmente o pedal wah wah), o cuidado com os timbres e o entrosamento entre as duas guitarras são mais pontos positivos para a banda.

U Nedogled, no entanto, tem seus defeitos: "Karavan Osecanja" é um pop-rock chinfrim, "Filadelfija" é um folkzinho chato de doer (ninguém merece aquele refrão "Pa pa ra ran pa ra ra ran") e "Moa" é um reagge interminável que soa forçado (afinal os caras são de Belgrado, não de Kingston...). Os refrões de "U Nedogled" e "Ja Te Potponu Razumen" também decepcionam: as músicas vêm super elaboradas e do nada caem em um estribilho estilo "tra la la".

Tirando esses pequenos deslizes, U Nedogled é um disco irretocável. Destaque para a incendiária "Treci Vavilon" e seu clima Rage Against The Machine e para o dub viajadão de "Chromy".

Definitivamente, um belo monstro de múltiplas cabeças vindo da Sérvia.
Dá pra baixar dess blog aqui.

ps: fiquei chateada por não ter a menor ideia do que é falado nas músicas. Alguém aí sabe traduzir servo-croata??

Nenhum comentário: