sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Proibido fumar em Buenos Aires

Fui passar os últimos dias de 2008 e os primeiros de 2009 em Buenos Aires com uns amigos. Numa tarde, fomos à Bond Street, uma espécie de Galeria do Rock menor e sem as figuras bizarras da matriz paulistana, mas cheia de lojas de roupa descoladas. Estava espiando uns vestidos em uma delas e a música que estava tocando me chamou a atenção. Era uma mistura insana de rock (punk, mais especificamente) com música cigana. Perguntei para a atendente o que era e ela me disse que era a banda do Emir Kusturica. Acabei levando um vestido.
No dia 31 de dezembro, fui acompanhar umas amigas que queriam comprar uma blusa branca pro ano novo e entramos em outra loja estilosa. De novo, a trilha sonora do lugar era punk cigano. Só para confirmar, perguntei à vendedora o que era e ela respondeu: a banda do Emir Kusturica. De novo, levei um vestido - se algum dia entrar no ramo de venda de roupas, na minha loja só vai tocar Emir Kusturica, ele ativa o lado consumista nas pessoas.

Bom, Emir Kusturica é um cineasta e músico nascido na antiga Iugoslávia, e a banda à qual elas se referiam é a No Smoking Orchestra. Ela surgiu em Sarajevo no começo dos anos 80 com o nome de Zabranjeno Pusenje (que significa "proibido fumar" em servo-croata) e, desde o início, misturou punk rock à música cigana. Depois de lançar alguns LPs e de arrumar encrenca com as ôtoridades iugoslavas, a banda se dividiu em duas no início dos anos 90: parte dos integrantes permaneceu em Sarajevo (um lugar não muito agradável de se viver no início dos anos 90, by the way...) e continuou com o nome Zabranjeno Pusenje, e outra parte se mudou para Belgrado e, alguns anos depois, deu origem a Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra, que era o que estava tocando nas lojas em Buenos Aires. Agora, o lance bizarro da história é que, sabe-se lá por quê razão, o iugoslavo/cigano Emir Kusturica criou uma ligação super forte com a Argentina, a ponto de sua banda ter gravado um CD-DVD ao vivo em Buenos Aires e de ele ter dirigido UM DOCUMENTÁRIO SOBRE MARADONA! Com certeza é por isso que nuestros hermanos gostam tanto da música do cara - e provavelmente também é por isso que ninguém fala dele no Brasil...

Neste site tem toda a discografia da banda + as trilhas sonoras dos filmes de Emir Kusturica.

E aqui vai o trailler do documentário do Maradona:


Que tal God Save the Queen como trilha para Dieguito, hein?

Nenhum comentário: