terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Black Metal parte 2

No último sábado, aconteceu em Nova York um simpósio sobre "teoria black metal". Isso mesmo: uma série de palestras sobre assuntos como a ligação entre black metal e a filosofia de Nietzsche, por exemplo. Se não bastasse a excentricidade do tal simpósio em si, fiquei sabendo desse evento pelo blog de Sasha Frere-Jones, colunista de música da revista New Yorker - e ele garantiu que estava doido para ir ao tal encontro.

Isso me pôs a pensar se, embaixo dos escândalos e das ridicularidades/bizarrices que envolvem o black metal não existe um gênero musical e uma sub-cultura verdadeiramente interessantes e inteligentes.

Isso aconteceu hoje. E também foi hoje que resolvi procurar no Youtube alguma coisa da banda Sunn O))), sobre a qual eu já lera, mas nunca tinha ouvido. O som do grupo lembra The Swans, só que ainda mais radical: com mais peso, mais distorção, andamentos mais arrastados e vocais ainda mais guturais e desesperados. A banda geralmente é rotulada como pertencente ao gênero drone metal, que pode muito bem ser descrito como uma espécie de death-black metal em rotação lenta. Aliás, o último disco (Monolithis & Dimensions) e os shows recentes do Sunn O))) contam com a participação de Attila Csihar, atual vocalista do Mayhem (sim, aquela banda de black metal norueguês cujo guitarrista Euronymous foi assassinado por Varg Viekernes em 1993 - até então eles eram amigos e faziam programas como queimar igrejas juntos).

Acontece que, em vez de queimar igrejas, o Sunn O))) utiliza o espaço físico de igrejas e templos para fazer seus shows. A mistura entre a arquitetura naturalmente opressora dessas construções com o som torturante da banda, acrescidos de uma densa fumaça e integrantes vestidos como monges (e sem pintura de urso panda), cria um cenário sonoro-visual de pesadelo:



Fuçando um pouco mais na web, descobri que Attila Csihar também participou do disco mais recente de Jarboe, tecladista que fez parte do The Swans - e então o círculo se fecha e a hipótese de que existe vida inteligente no black metal ganha cada vez mais força...

Nenhum comentário: