segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fuck yeah Jarboe


Além de estar no rol das "mulheres fodonas da música", Jarboe faz parte do seleto grupo dos "seres pensantes do metal". E também é esquisitona e faz tantas caretas bizarras pra cantar que parece um cruzamento de Kate Bush com Charles Manson.

Ela começou a carreira pra valer quando entrou no Swans em 1985. No começo sua participação era mínima: um tecladinho bem escondido aqui, um backing vocal bem discreto ali - e antes disso ela passou um tempo como roadie da banda. Com o passar dos anos ela foi ganhando mais espaço no grupo de Michael Gira, mas nunca pode, digamos assim, mostrar seu potencial metaleiro. Nas músicas mais pauleiras ou ela não aparecia ou era coadjuvante, e só assumia o vocal nas menos agressivas, com mais teclado que guitarra - menos agressivas no quesito instrumental, porque as letras não tinham nada de meigas. Abaixo, um video do World of Skin, um projeto dela com o Gira:



Desde 1991, com o disco Thirteen Masks, ela iniciou uma carreira-solo paralela à banda - que se tornou seu projeto principal após o fim do grupo, em 1998. Ano passado, Michael Gira ressuscitou o Swans e lançou o ótimo My father will guide me up a rope to the sky, mas Jarboe ficou de fora. Vai saber...

Foi fora do Swans que Jarboe pode explorar o metal. Mas nada de guitarras em ritmo de galope e essas merdas. O metal de Jarboe é arrastado, denso, cheio de climas e com pitadas de espiritualidade oriental. Pra ser sincera, estou conhecendo o trabalho dela agora e por enquanto o que posso destacar é o disco Mahakali, de 2008, que traz as participações do ex-Pantera Phil Anselmo e de Atila Csihar, que além de cantar no Mayhem também faz uns shows e lançou um disco com o Sunn O))).

Jarboe | NYC @ Santo's Party House | 27 Jun 2009 | Kali V from (((unartig))) on Vimeo.


Mas a moça (ops, senhora) também dá umas escorregadas. Ano passado lançou um disco chamado Primal Barroque Experiment, que é um mix infeliz de pseudo-batucadas com teclados malas, tudo muito tedioso e com aparência de ter sido feito no laptop. Resumindo, o negócio é o seguinte: quando ela pende pro lado mais new age/world music (desculpe os palavrões), os resultados são decepcionantes, mas quando ela cai pro lado macabro/metal... fuck yeah Jarboe!!!

ps: queria embedar mais vídeos, mas não achei nenhum com áudio decente...

Nenhum comentário: