segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O amor é lindo - e barulhento

Aproveitando o dia do Valentim, uma listchinha dos meus casais favoritos do mundo da música (e além):

1. Thurston Moore e Kim Gordon
Se casaram e montaram a melhor banda do mundo. Só isso.


Sonic Youth - Titanium Expose
Enviado por Sonic-Youth. - Veja os últimos vídeos de música em destaque.


2. PJ Harvey e Nick Cave
Fico triste que essa relação não tenha durado muito, porque curto quando duas pessoas estranhas se unem. No início de suas carreiras, tanto PJ quanto Cave faziam canções viscerais sobre amor e a obsessão que o acompanha (tipo este melô da romântica psicopata). Até onde eu sei, a única colaboração artística é a música Henry Lee, que tem o vídeoclipe mais sexy da história:



3. Lou Reed e Laurie Anderson
Lou Reed chegou a fazer tratamento com choque elétrico quando adolescente pra controlar seus "impulsos homossexuais" e foi casado com uma travesti. Aí, quando já era um senhor de certa idade, resolveu sossegar ao lado de Laurie Anderson, que, como ele, é uma lenda da vanguarda novaiorquina. Eles funcionam no esquema "cada um no seu quadrado", mas às vezes fazem uns shows juntos:



4. Michael Gira e Jarboe
Fico triste quando lembro que eles não estão mais juntos, porque perto deles PJ Harvey e Nick Cave são a quintescência da normalidade. Só pra ter uma ideia: Michael Gira conta que se mudou pra Nova York porque achava legal a cidade ser infestada por ratos gigantes e Jarboe certa vez disse que iria fazer uma trepanação - não sei se chegou as finalmentes. Ah, e eles tocavam juntos numa bandinha aí chamada SWANS:



5. Kurt Cobain e Courtney Love
Sou uma das poucas fãs de Nirvana que não odeia a Courtney Love - quer dizer, a Courtney Love de hoje eu acho o fim do mundo, mas ela era bem legal na época em que cantava "and the sky was all violets/ i want again but violent, more violence" - aliás, dizem que esse disco foi inteiro feito pelo Cobain, vai saber... O fato é que eles se conheceram trocando socos em um bar. Algum tempo depois, ela deu de presente pra ele uma caixinha com vários mimos, incluindo um pedaço de pano que havia esfregado na xana. E algum tempo depois, eles se casaram no Havaí: ele de pijama e ela com um vestido da atriz Francis Farmer, que foi internada num manicômio.



6. Patti Smith e Robert Mapplethorpe/ Patti Smith e Jim Carroll
Conheço quase nada do fotógrafo Robert Mapplethorpe ou do escritor/cantor Jim Carroll, mas a Patti Smith é fodona e a história que une os três é mais foda ainda. Patti casou com Robert, ele descobriu que era gay e começou a namorar um cara, mas continuou morando com Patti por mais um tempo - e foi aí que ela começou um caso rápido com Carroll. Mas a parte punk da história é a seguinte: durante a tarde, enquanto Patti estava trabalhando numa livraria (ela nem cantava nessa época), Robert e Carroll faziam programa juntos, Robert pra pagar o aluguel e Carroll pra comprar heroína. Detalhe: ela sabia de tudo. Detalhe 2: depois disso ela ainda casou com Allan Lanier, do Blue Oyster Cult, e com Fred Sonic Smith, ex-MC5.



7. Marina Abramovic e Ulay
Casal não-musical mas provavelmente o mais punk da lista. Quando eles se conheceram, Marina fazia performances envolvendo fogo, facas e armas, e Ulay explorava questões de gênero - metade do rosto dele era masculina e outra metade feminina, um troço bem estranho. Aí eles começaram a namorar e a fazer performances juntos, entre elas Relation in Time, em que passaram 17 horas presos um ao outro pelo cabelo:

Nenhum comentário: