sábado, 2 de abril de 2011

Sax + guitarras + barulho


De uns tempos pra cá (tempos = uns 3 anos) venho percebendo como saxofone combina com guitarras - claro que me refiro a sax e guitarras barulhentos. Como muita gente que teve o primeiro contato com o som de saxofone por meio de músicas do Kenny G (agradecimento aos meus pais, que sempre botavam o rádio do carro na Antena 1), eu tinha um certo preconceito contra o instrumento.
Mas o tempo passou e descobri que dá pra fazer miséria com o sax, e que este vai bem além do jazz e da música de elevador. A playlist que linko aqui traz 6 bons exemplos, começando com o proto-punk dos Stooges e terminando com o black metal de Ihsahn, ex-vocal do Emperor. No meio tem música do James White & the Blacks, Faust, Flipper e Naked City. Mas se você não curtir a seleção, sempre há esta outra opção.

Nota sobre Sweat, Sperm + Blood: essa faixa é a única que não possui guitarras - é só sax e vocal. Mas a escolhi porque ouvindo os outros discos do Naked City em que o cantor Yamatsuka Eye participa, eu achava que ele era só um maluco que berrava; depois de ouvir essa música percebi que ele é um maluco que berra - mas que tem plena noção e domínio sobre o que está fazendo.

Nenhum comentário: