quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Improvisação livre aqui agora

Que 2012 está um ano incrível para a improvisação livre no Brasil não há dúvida: já aportaram por aqui Peter Brötzmann, Roger Turner, David Torn, entre vários outros, e está marcada para setembro a vinda do Instant Composers Pool, de Han Bennink e Misha Mengelberg.

Mas esse bom momento não se deve somente às visitas ilustres. Destaco aqui três grupos brasileiros que vem fazendo bonito na área da free music:

Coletivo Abaetetuba

Tive a oportunidade de assisti-los duas vezes neste ano: com Roger Turner e Urs Leimgruber (falei sobre esse show aqui) e no Festival de Cinema Silencioso, no qual fizeram a trilha sonora para o filme alemão Sombras. Com uma formação que inclui uma rabeca, um shamisen e diversos objetos que usualmente não são utilizados para fazer música (pás de batedeira, sacos plásticos), o coletivo tem uma linguagem bastante radical, distante, inclusive, do free jazz.



Mnemosine 5

O Mnemosine 5, grupo que lançou o primeiro disco em 2012, embora também seja experimental (a improvisação livre SEMPRE é experimental), trabalha com músicas com contornos mais definidos e tem até uma pegada roqueira.



Chinese Cookie Poets

Falando em pegada roqueira, outra ótima descoberta de 2012 foi o grupo carioca Chinese Cookie Poets. A banda já havia lançado dois EPs e neste ano saiu o primeiro álbum, Worm Love - dá para ouvi-lo todinho no Bandcamp dos caras. E eles se apresentam no CCSP dia 13 de setembro, às 21h.





.

Nenhum comentário: