terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Christian Marclay


Não entendo lhufas de hip-hop e também não sou uma grande amante do gênero, apesar de respeitá-lo imensamente. Uma das coisas que eu sempre admirei no rap é a habilidade dos DJs com as picapes, que acabam se tornando instrumentos musicais. Pois outro dia, explorando aquele blog português fodaço, fiquei sabendo que o turntablism não só nasceu fora do gênero hip-hop, como nasceu antes do hip-hop, pelas mãos do artista multimídia de Nova York Christian Marclay. Influenciado pela música concreta, John Cage, punk rock e no wave, Marclay começou a explorar o potencial dos toca-discos na virada dos anos 70 para os 80. "Eu comecei a usar discos porque eu não sabia tocar nenhum instrumento, mas queria me apresentar", ele explicou em entrevista ao Journal of Contemporary Art, explicitando a veia do it yourself do gênero que acabou criando.


Avant-garde por formação, Marclay foi ainda mais longe: utilizou os próprios discos como instrumentos musicais na performance Record Players (a incorporação não foi permitida... saco). Na série Body Mix, do comecinho dos anos 90, as "vítimas" foram capas de LPs. Ele coletou diversas capas que apelavam para a sensualidade e as rearranjou de maneira a criar um efeito de humor grotesco (o que torna Marclay também um precursor da arte do mash-up, tão em voga atualmente):


Para finalizar, um mini-documentário sobre suas várias facetas artísticas:



ps.: se algum dia um milagre acontecer e eu achar um disco dele, comentarei aqui. Rezemos.

Um comentário:

Unknown disse...

Raquel: obrigado pela referência (e a visita) ao meu blog!

Victor