sexta-feira, 1 de junho de 2012

Valtari, o disco novo do Sigur Rós


Nunca dei muita bola pro Sigur Rós (quando eu tinha uns 18 anos, uma amiga me mostrou umas músicas, achei um pé no saco e fiquei com essa impressão gravada), mas outro dia vi que saiu o disco novo, resolvi ouvir e encontrei ali uma pepita sonora, bela e delicada sem ser fofinha.

Assim como Radiohead e Björk, o grande trunfo do grupo islandês está no trabalho com timbres e no fato de levar esse cuidado com a essência do som para o universo pop - se bem que o Sigur Rós vai um pouco além dos dois citados em termos de forma, já que lida tanto com canções quanto com faixas instrumentais de veia minimalista (entendendo minimalista como música construída a partir da repetição de ideias musicais simples e não pela economia de elementos).

Há uma diversidade enorme de timbres em Valtari, e parte deles não são identificáveis ("isso é uma guitarra? um instrumento de arco? um som sintetizado?"), o que faz com que a atenção do ouvinte não se concentre na técnica (ou falta dela) do instrumentista e sim nas qualidades do som em si.



Na segunda faixa, Ekki múkk, a impressão é de que estamos ouvindo uma fita ou um LP antigo, devido ao efeito de "envelhecimento artificial" que coloca algumas sujeirinhas no som (o que, aliás, se relaciona com a capa do disco), e uma gravação aparentemente caseira de piano é a base de Varúo. Ambos os efeitos trazem uma sensação de nostalgia, a ideia de evocação de memórias, evocação de imagens. O fato de não dar para entender patavina das letras, cantadas em islandês, colabora para esse clima de sugestão em vez de afirmação.

Outro efeito sonoro interessante é a forma como a bateria que entra aos 3:55 de Varúo cresce em intensidade: a impressão é de que não foi o volume que aumentou e sim o instrumento que foi se aproximando do microfone até chegar tão perto que o som se distorce e se emaranha em uma massa sonora que é o clímax da música.

Nesse equilíbrio entre o pop e o experimental, é natural que às vezes a música penda para um dos lados da balança. Por sorte, os deslizes também são bem dosados: se o refrão grandioso de Rembihnútur resvala na pieguice, a instrumental Kvistur, construída a partir de drones e ruídos, bem que poderia estar no disco novo do KTL.



Quem quiser ouvir Valtari, dá para conseguir o disco aqui.

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