domingo, 5 de fevereiro de 2012

Precisamos falar sobre o Jonny Greenwood

Hoje assisti ao filme "Precisamos falar sobre o Kevin", de Lynne Ramsay, e posso dizer que foi uma das coisas mais perturbadoras que já vi numa telona. Mas não estou aqui para falar do longa em geral (afinal, isso aqui não é blog de cinema), e sim da trilha sonora, que também contribui muito para construir o efeito de bad vibe elevada à centésima potência.

O filme utiliza canções dos anos 60, como Everyday e In my room, e blues/coutries antigões, cujo ar inocente ao mesmo tempo contrasta e alimenta as imagens de pesadelo que vão se sucedendo na tela. E também há a trilha sonora original, que funciona como tradução sonora do estado de espírito da mãe interpretada (magistralmente) por Tilda Swinton, desesperado porém contido, resignado. Quando cheguei em casa e fui pesquisar mais sobre o filme, descobri que quem compôs a trilha original foi meu queridíssimo Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead.

Deixe aqui dois vídeos, um com a múisca dos créditos e outro com os sete minutos iniciais de "Precisamos falar sobre o Kevin" - neste dá para perceber bem como a música de Greenwood ajuda a constuir a sensação claustrofóbica, de horror, do filme:



Nenhum comentário: