segunda-feira, 21 de julho de 2008

Guitarras + orquestra + vanguarda

Desculpe a umbiguice, mas esse post começa com uma historinha pessoal.

Quando terminei o colegial, com 18 anos, resolvi me dedicar integralmente à música. Fui estudar no Conservatório Souza Lima (onde fiquei por 3 anos) e lá participei de um projeto chamado Orquestra de Guitarras Souza Lima, que é uma... êr... orquestra de guitarras. Funciona assim: um professor maluco e querido chamado Ciro Visconti (que também é guitarrista do Diáfanes) juntou um monte de guitarristas e botou os caras pra tocar música clássica. Mas não no estilo Malmsteen, que transforma obras-primas em pura merda egocêntrica. Não. Fazíamos bonitinho: éramos divididos em naipes como se fôssemos uma orquestra de cordas (havia o 1º e o 2º "violinos" - eu era do 2° - a "viola" e o "violoncelo", que era uma guitarra com uma afinação toda diferente e mais grave) e seguíamos à risca a partitura. Nada de bends, improvisos, solos.

Bom, não éramos lá essas coisas, mas como a idéia era original, as pessoas gostavam de nos ver tocar. O Ciro dizia que éramos a primeira e única orquestra de guitarras do mundo. Ele até brincava: "Somos a melhor orquestra de guitarras do mundo. Mas, se surgir alguma outra, corremos o risco de nos tornarmos a PIOR do mundo. Então, estudem".

Mas o grande Ciro estava errado. Um cara chamado Glenn Branca já havia criado algo parecido quase vinte anos antes e, para nosso azar, muuuito melhor. Sediado em Nova York, o Glenn Branca Ensemble executa peças compostas pelo próprio Branca, todas com forte caráter de vanguarda. A mais recente delas se chama Hallucination City Symphony for 100 guitars. Isso mesmo, CEM GUITARRAS.

Eles vem tocando pelo mundo, mas é difícil o Brasil entrar na rota de qualquer coisa ligada à música erudita contemporânea. E, como essa peça também não foi registrada em disco ainda, o jeito é assistir alguns trechos pelo Youtube, todos com áudio péssimo.



Mas nem tudo é desgraça: as peças mais antigas (a Hallucination é a 13ª) foram registradas em disco, que já estão sendo devidamente baixados pelo torrent. Mais posts do Branca em breve.

ps1: caso alguém se pergunte por que eu estou falando sobre um cara que faz música erudita (ainda que com guitarras) sendo que prometi ficar apenas no popular, há uma explicação: Glenn Branca também foi uma figura importante da no wave e integrante da banda Theoretical Girls.

ps2: sabe quem já fez parte do Glenn Branca Ensemble? Thurston Moore e Lee Ranaldo.

ps3: a quem interessar possa:


A terceira pessoa da esquerda pra direita sou eu. Quatro anos atrás...

Nenhum comentário: