sexta-feira, 17 de abril de 2009

Quem é o bandido, cara-pálida?

Cena 1 - quinta-feira, dia 9 de abril de 2009: munida de boa parte da minha conta bancária, vou à Baratos Afins comprar uns vinis:
Eu: "Vocês tem o disco da Feira da Vila Madalena?"
vendedor:"Não, tá esgotado"
eu: "E Gigante Negão, do Arrigo?"
vendedor: "Esgotou também".
eu: "Mas tem previsão de relançar?"
vendedor: "Ih... nada"
eu: "Ales Plastiq, do Carlos Careqa... tem?"
vendedor: "Nah..."

Cena 2 - sexta-feira, dia 17 de abril de 2009: corte sueca condena os fundadores do The Pirate Bay a um ano de prisão + multa astronômica para as gravadoras.

Ou seja: criar um site para facilitar o compartilhamento de cultura é crime, mas impedir que as pessoas tenham acesso à cultura, não. Mundo estranho, não??
E se os caras do TPB forem condenados mesmo (eles ainda vão apelar), preparemo-nos para a maior caça às bruxas de todos os tempos. É capaz que os blogs mais legais da Internet saiam do ar. Inclusive este aqui, que está longe de ser o blog mais legal da net, mas que passa endereços para downloads.

Mas só para esse post não ficar a coisa mais pessimista do mundo (e também para aproveitarmos o possivelmente pouco tempo de liberdade que nos resta), quero indicar um site que achei fodástico: o Avant Garde Project, que disponibiliza pérolas da música de vanguarda do século 20, gravadas diretamente de vinis e compactadas em FLAC (que não assassina o áudio como o MP3). E, se você não sabe por onde começar, o site ainda oferece um tipo de top 20 do acervo. Profissa.

E pensar que uma iniciativa como essa pode ser enquadrada como criminosa, enquanto as gravadoras (que tiraram esses discos de catálogo) são as coitadinhas da história... Mundo injusto.

Nenhum comentário: