sexta-feira, 5 de março de 2010

Que meda...

Outro dia aconteceu uma coisa engraçada... estava ouvindo a música "Aumgn", do Can (do álbum Tago Mago, que será resenhado no próximo Clássicos do dia 7, aliás), com fones de ouvido e de olhos fechados, e aí... senti medo. Isso mesmo: MEDO. Tive que até abrir os olhos um pouco. Já ouvi muitas músicas sombrias, agonizantes e que posso até descrever como assustadoras, mas que me lembre essa foi a primeira vez que realmente senti medo de uma música. Então recordei de um colega que contou que ficou sem dormir a primeira vez que, ainda criança, escutou "Black Sabbath".

Afinal, se há músicas capazes de emocionar, alegrar, entirstecer ou fazer suspirar, também deve haver músicas que dão medo. Um cara que parecia saber bem disso era o falecido cineasta Stanley Kubrick, que fez uma seleção de músicas tenebrosas de nomes como Bartók e Penderecki para a trilha sonora do aterrorizante filme O Iluminado:



E trilha da cena do ritual erótico de De olhos bem fechados, então? Composição de Jocelyn Pook, Masked Ball foi construída sobre a gravação de uma missa em romeno tocada de trás pra frente. Aliás, não é a toa que o pessoal da teoria da conspiração adora encontrar mensagens subliminares satânicas em gravações tocadas ao contrário - qualquer coisa tocada ao contrário, até uma missa, soa diabólica:

5 comentários:

Anônimo disse...

o tago mago todo é assustador. nunca ouço antes de dormir.

anyway, só queria agradecer por escrever esse blog. por tua causa comecei a ouvir john cage e a me aprofundar cada vez mais nos estudos do noise, hehe.

Raquel Setz disse...

Poxa, e eu achando que nem tinha leitores... brigada! Mais alguma sugestão de álbuns/m[usicas que tiram o sono?

Anônimo disse...

Se vc estiver por aí ainda recomendo o album Mask do grupo Bauhaus..as faixas Mask e Hollow Hills são perturbadoras.he he heh

Raquel Setz disse...

Estou por aqui, sim. Já botei esse disco do Bauhaus na enorme pilha mental de coisas para ouvir antes de morrer, valeu!

Anônimo disse...

Lembrando também da banda americana Coven com o album Witchcraft Destroys Minds & Reaps Souls...a última faixa(Satanic Mass) não é uma canção e sim uma missa negra...UAU!!!!!!!!!