sexta-feira, 25 de março de 2011

Naked City e os clássicos


Se tem uma coisa que dá errado é banda de rock/metal fazendo versão para música clássica (alguns exemplos desastrosos podem ser vistos aqui, aqui e aqui), mas se a banda em questão for o Naked City, projeto de rock/metal/grindcore/whathafuck do John Zorn, são outros 500.

No disco Grand Guignol, de 1992, o grupo gravou algumas peças clássicas, entre elas as belíssimas La Cathedrale Engloutie (Debussy) e Louange a l'Eternite de Jesus (Messiaen). Aqui haveria uma censura a fazer ao grupo, já que Louange é parte da obra Quatuor pour la Fin du Temps e esse negócio de gravar um só movimento é meio que o mesmo que gravar só o refrão de uma música do Chico Buarque. Fica fora de contexto e, como a maioria do pessoal que faz isso escolhe justamente o movimento mais "pop" da obra, a coisa fica descaradamente com cara de caça-níquel (oi, Andre Rieu).

Mas nem isso estraga as versões do Naked City. Com exceção da bateria e de uns barulhinhos bem discretos em Cathedrale, John Zorn e Cia. foram bastante fieis e respeitosos ao material original, criando não "versões pra bater cabeça" e sim um trabalho muito inteligente e delicado com timbres, que lembra bastante Well Tempered Sinthesizer e Switched On Bach da Wendy Carlos.

A seguir link para baixar o MP3 tanto das versões do Naked City quanto das "originais".
Aproveito para mandar um trecho do livro Verão no Aquário, da Lygia Fangundes Telles, no qual a protagonista, Raíza, descreve lindamente a peça de Debussy:

Fiquei ouvindo a música contar a história da catedral submersa no mar, uma antiga catedral encantada e que às vezes vinha até a tona por um curto instante. Os sons então subiam arfando como um ser vivo escorrendo água. E era belo ouvi-los tão lavados, tão limpos, triunfantes lá na crista da onda que sustinha as torres na altura do céu. Depois, aos poucos, do mesmo modo como subira, a catedral inteira ia afundando e voltava para as profundezas do mar. Lentamente a água cobria tudo. O órgão enrouquecia, os sinos se diluíam e da aparição restava apenas um som brilhante cada vez mais fraco, mais fraco...

La Cathedrale Engloutie - versão Naked City
La Cathedrale Engloutie - versão original (gravação de Nelson Freire)

Louange l'Eternite de Jesus - versão Naked City
Louange l'Eternite de Jesus - versão original

5 comentários:

Anônimo disse...

tem como "descolar" o link pra gente de novo?

Raquel Setz disse...

Tem sim. Só me dá uns dias que eu tô meio enrolada.

Anônimo disse...

Agradecido!
Qualquer coisa, acompanho mais pelo facebook... ;)

Raquel Setz disse...

Fiz upload de novo. As quatro faixas estão no arquivo: http://www.mediafire.com/?7bqwt294ksjv23f

Raquel Setz disse...

Deu uma merda federal e o arquivo foi tirado do ar - e eu corro o risco de ter meu serviço do mediafire suspenso. Se alguém quiser ouvir, mande email para rasetz@gmail.com e eu envio as faixas.